Videoartroscopia de ombro
DEFINIÇÃO
É um tipo de cirurgia feita no ombro, utilizada para correção de inúmeras doenças.
DOENÇA MAIS COMUMENTE TRATADA
A procedimento de artroscopia de ombro mais comum é o reparo do manguito rotador (sutura dos tendões que atuam na elevação e rotação do braço).
O manguito rotador é constituído por 4 tendões: Supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor.
O tendão que rompe com mais frequência é o tendão do supraespinhal, acarretando dor e/ou perda de força.
PROCEDIMENTO
A artroscopia de ombro é realizada sem a incisão (corte) tradicional das cirurgias abertas, feitas por orificios (furos) na pele por onde trabalha o cirurgião e as imagens são captadas por câmeras e conduzidas a um monitor.
ANESTESIA
A anestesia realizada no paciente é o bloqueio plexular feito com punção guiada por ultrassom associada a anestesia geral, o paciente “dorme” durante a cirurgia e necessita intubação em todos os casos.
INTERNAÇÃO
O período de internação no hospital São Sebastião é, em regra, de 1 dia, tendo alta hospitalar no dia seguinte à cirurgia, de manhã cedo.
PÓS OPERATÓRIO
Evitar molhar o curativo no pós operatório, a retirada de pontos dos orifícios (furos) feitos no ombro é feita 2 semanas após a cirurgia.
O uso de tipóia no pós operatório é obrigatório, inclusive à noite.
No caso de sutura do manguito rotador o período de uso da tipóia é de 35 dias.
Após retirar a tipóia serão orientados exercícios que poderão ser acompanhados de fisioterapia. As orientações nesse períodos são feitas em consultas periódicas com o cirurgião.